BookMooch logo
 
home browse about join login
Virginia Woolf : Entre os Actos
?



Author: Virginia Woolf
Title: Entre os Actos
Copies worldwide:
1
>
Recommended:
>
Published in: Portuguese (Portugal)
Binding: Paperback
Pages: 164
Date: 1992-1
ISBN: 9721035572
Publisher: Publicações Europa-América
Latest: 2020/05/10
Wishlists:
2Francisca G (Portugal), Vanda Abraços (Portugal).
Reviews: Helena (Portugal) (2020/05/10):
(Retirado de https://www.wook.pt/livro/entre-os-actos-virginia-woolf/12851081)

SINOPSE
Entre os Actos é um inovador romance em que as "correntes de consciência" de diferentes personagens se entrecruzam em torno de uma peça teatral representada ao ar livre num dia de 1939, e que acaba por devolver aos que a ela assistem o espectáculo que eles próprios representam. O centro é ocupado por Isa e Giles, um casal reunido pelo amor e o ódio dos gestos de infidelidade. O livro, que ficaria sem uma revisão final da autora e seria publicado por Leonard Woolf alguns meses depois da morte de Virginia, revela uma escritora em plena posse das suas capacidades criativas. A sua atmosfera é a da incerta claridade, ou como diria Jorge de Sena, "de uma luz acesa dentro do nevoeiro do tempo".

CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Este romance curto é um tour de force composto de frases interrompidas, monólogos interiores, didascálias, poemas […] Esta é uma “viagem circular da imaginação” que representa a realidade e a consciência enquanto pautas musicais, uma cacofonia de buzinas, sinos, animais, pensamentos, gramofones. E a fragmentação deixa aqueles pós-vitorianos suspensos, “Eus” desamparados à procura de um sentido, de uma moral do tempo presente. Por isso, quando os actores apontam espelhos aos espectadores, como queria Stendhal, toda a gente se sente exposta, frágil, assustada.»
Pedro Mexia, Expresso

EXCERTOS
Janelas abertas para o jardim, a falar da fossa. O conselho do condado prometera fazer chegar a água à aldeia, mas não o fizera. Mrs. Haines, casada com o senhor da quinta, uma mulher com cara de gansa e olhos protuberantes como se vissem na valeta alguma coisa que engolir, disse num tom afectado: — Mas que assunto de conversa para uma noite como esta! Depois, fez-se silêncio; uma vaca mugiu, e isso levou-a a dizer como era estranho que, em pequena, nunca tivesse tido medo das vacas, mas só dos cavalos. Com efeito, uma vez, em criança, quando estava no seu carrinho, um grande cavalo de tiro rasara-a, passando, a menos de uma polegada do seu rosto. A sua família, dizia ela ao velho sentado na poltrona, vivera, durante séculos, nas proximidades de Liskeard. As sepulturas no cemitério podiam prová-lo. Ouviu-se um pássaro chilrear lá fora. — Um rouxinol? — perguntou Mrs. Haines. Não, os rouxinóis não chegavam tão a norte. Era uma ave diurna que a substância e a suculência do dia, os vermes, os caracóis e os grãos faziam chilrear até durante o sono.




URL: http://bookmooch.com/9721035572
MOOCH THIS BOOK >

WISHLIST ADD >

SAVE FOR LATER >

OTHER WEB SITES >

RELATED EDITIONS >

RECOMMEND >

REFRESH DATA >